Alma Digital - os próximos 20 anos


Minha fascinação com a tecnologia vem da infância. Meu pai, Decio, gostava de desmontar radios para aprender como funcionavam. Quando chegou a primeira televisão da família, vomitei no colo da minha mãe. "Foi emoção", ela garante. Ali estava um aparelho que eu jamais abandonaria. E mais: em boa parte da minha futura vida profissional eu produziria conteúdo para aquela telinha.

Mas a paixão pelos computadores seria ainda mais avassaladora. Eu estive entre os pioneiros: tinha um modelo Sinclair TK-85 onde aprendi a programar em linguagem BASIC. Isso, no fim da decada de 1980. Cumpri todas as etapas seguintes de evolução. E a velha fascinação só aumentou depois de tantos anos.

Em 1997 eu estava completamente conectado ao mundo digital quando Paulo Nogueira, na época diretor da editora Abril, me convidou a escrever uma coluna para a revista Info. Foi uma ousadia da parte dele. Eu não era um técnico, mas apenas um consumidor entusiasmado, e iria escrever na mais importante e influente revista de tecnologia do Brasil.

Topei. Não quis competir com ninguém. Desenvolvi meu próprio caminho, focado em comportamento e cultura. Ou seja, registrando as mudanças que a tecnologia provocavam em nossas vidas e na nossa visão do mundo. Imaginei que, no meio de tantos outros colunistas especializados, um "leigo" como eu seria convidado a se retirar das páginas da Info após um punhado de meses.

Pois eu tive minha coluna lá por 18 anos. E só me retirei quando infelizmente a revista foi extinta. Fui ainda colunista de tecnologia de outras publicações da Abril como Web! e VIP. Essa minha ligação com a editora só acabou em 2017. Uma parte dela está registrada no livro Alma Digital, que lancei pela Amazon/Kindle.

Essa saga agora completa 20 anos e eu me recuso a parar. Resolvi abrir este blog para continuar dando minha visão dessa nossa extraordinária convivência com a tecnologia que criamos. Eu, que acompanhei a popularização dos computadores e a revolução da internet, não iria parar com a chegada de uma nova era: a dos robôs.

Obrigado a você que está me lendo agora. Você está convidado a seguir essa narrativa pelos próximos vinte anos. Se eu chegar lá. E eu pretendo.

20 anos de história da tecnologia.
Amazon Brasil - http://goo.gl/MzssB8
Amazon.com - https://goo.gl/lvhJzE

Comentários