BBC: a Máquina de Antikythera, o mais antigo computador da História?


No início do século 20, catadores de esponjas encontraram na ilha grega de Antikythera (ou Anticítera) um barco romano com preciosas obras de arte, especialmente esculturas de cobre e mármore.

Mas o objeto mais fascinante daquele barco era, segundo uma matéria da BBC, "um instrumento de bronze corroído, do tamanho de um laptop moderno, feito há 2 mil anos, na Grécia antiga. É conhecido como máquina (ou mecanismo) de Anticítera". Segundo o físico Yanis Bitzakis, "alguém, em algum lugar da Grécia antiga, fez um computador mecânico". 

A partir de 1950, os 82 fragmentos encontrados da "máquina de Antikythera" começaram a ser estudadas  fundo. O mecanismo era composto por 27 rodas de engrenagem. Eles poderiam, segundo esse estudo, calcular os meses lunares e os movimentos da lua ao redor da terra além de eclipses e as datas de quatro festivais da Grécia antiga, incluindo as Olimpíadas. 

Quem teria produzido esse primeiro computador da História? Existe um suspeito: Arquimedes, "o cientista mais importante da Antiguidade clássica, que determinou a distância da Terra à Lua, descobriu como calcular o volume de uma esfera, o número fundamental π (Pi) e havia garantido que moveria o mundo com apenas uma alavanca".

Para ler a matéria completa da BBC, clique aqui.

20 anos de história da tecnologia.
Amazon Brasil - http://goo.gl/MzssB8
Amazon.com - https://goo.gl/lvhJzE

Comentários

Postar um comentário