Como eu uso as redes sociais (e não sou usado por elas)


A primeira questão a ser levantada é: "você quer ter uma rede social?" Tem gente que opta por não ter. Outros dizem que detestam redes sociais - e postam compulsivamente contra redes sociais nas redes sociais. Cada um é cada um.

Eu pessoalmente acho as redes sociais uma das maiores invenções dos nosso tempos. Mas procuro o tempo todo controlar minha participação nas redes, e não ser controlado por elas. Afinal, trabalho muito e não posso passar meus dias cultivando likes e coraçõezinhos. Claro que todo mundo gosta de ser popular e ter sucesso. Mas é preciso ter consciência do que se está fazendo com essas redes. Elas são poderosas demais para serem mal administradas. Elas podem nos levar ao sucesso pessoal, mas também a catástrofes perfeitamente evitáveis.

Eu uso as redes sociais como se publicasse uma revista que fosse para as bancas. Ou seja, com todo cuidado para publicar posts sem erros, conscientes, úteis. E encaro cada rede com um objetivo específico:

FACEBOOK - a porta do inferno para quem não tomar cuidado. O que aconteceu no Facebook nas últimas eleições brasileiras foi tão tóxico quanto o desastre de Chernobyl. Uso o Face para assuntos não polêmicos na minha página pessoal. E administro uma rede de quase uma dezena de páginas para divulgar cada um dos meus livros e outros trabalhos. E só. Jamais posto nada sem uma ilustração. Como se diz em futebol, não entro em dividida. Mal usado, o Facebook faz mal à saúde.

BLOGS - sim, edito um monte de blogs. Não acho que estejam ultrapassados, muito pelo contrário. Blogs (como este aqui) são o lugar certo para aprofundar pensamentos - e não os horríveis "textões" do Facebook. Os blogs são minhas "revistas" e "jornais" pessoais.

TWITTER - é o porta-voz do usuário. Aí, posso ser polêmico, falar o que eu penso, porque os mecanismos de resposta são mais contidos. É um excelente instrumento de direcionamento também. Quando quero que pessoas acessem algum site (inclusive os meus) o Twitter é limpo, prático e eficiente.

LINKEDIN - é a rede com maior possibilidade de expansão de usuários. Respeito completamente sua proposta original: uso o LinkedIn APENAS para assuntos profissionais. Ali não é lugar para política, fotos familiares, brincadeirinhas e piadas. LinkedIn é papo sério. 

G+ - por ser um usuário desde os primeiros dias, eu acumulei uma ótima quantidade se seguidores no G+. Infelizmente o G+ é uma rede social com crise existencial. A Google não sabe o que fazer com ela. E o G+ permanece capenga, sem direção, sem charme. Pode vir a ser uma ótima rede social, competindo com o Facebook. Espero que venha a ser.

20 anos da história da tecnologia estão em Alma Digital: 

Comentários