A resiliência do radinho de pilha


Essa propaganda publicada em 1941 no New York Times mostra um dos primeiros aparelhos que modificariam o mundo: o rádio portátil. Antes dele, rádios eram objetos pesados que ficavam no centro da sala e das atenções da família, dependentes da rede elétrica. Com o rádio portátil (e as pilhas) as pessoas puderam levar a diversão e a informação junto com elas, para onde quer que fossem. O anuncio não especifica, mas provavelmente esse aparelho só trabalhasse com a banda de AM. A FM ainda era um clube fechado.

Hoje, o rádio portátil não é mais necessário. Os Smartfones (quase todos) já incluem um receptor de FM. E vão muito, muito além disso - com aplicativos como o TuneIn somos capazes de captar qualquer emissora do mundo que transmita pela internet.

Mesmo assim, os radinhos de pilha sobrevivem. Podem ser encontrados em lojas de estações rodoviárias e bazares de bairros. Sua sobrevivência é um dos mistérios da vertiginosa metamorfose da tecnologia, especialmente na última década. O segredo talvez esteja no seu charme discreto de velho companheiro de todas as horas.

20 anos da história da tecnologia estão em Alma Digital: 

Comentários